Cidades

Maltratar ou matar macacos é crime!

A prefeitura de Niterói está preocupada com a quantidade de macacos que estão sendo mortos devido ao medo da febre amarela. Pensando nisso, lançou uma campanha educativa nas redes sociais orientando a população sobre o assunto.

“Por conta dos episódios recentes de violência contra micos, saguis e macacos, é importante ressaltar que esses animais não são transmissores da febre amarela: eles são vítimas assim como nós! Ainda assim, 69% dos macacos mortos, somente neste ano, sofreram de violência humana e maus tratos.

Os episódios de animais doentes nos avisam sobre a existência do vírus no local, possibilitando o monitoramento da doença e a intensificação de campanhas de vacinação. Matar esses bichinhos é crime ambiental e também um desserviço à saúde pública, pois sem a detecção dos animais doentes, as medidas de controle não têm indicação de intensificação”, diz o texto publicado no Facebook.

A campanha ainda reforça que “a transmissão da febre amarela ocorre quando uma pessoa não vacinada adentra em região de mata e é picada por um mosquito infectado, que vive exclusivamente nas copas das árvores de regiões silvestres. É o mosquito que leva a doença para os centros urbanos, não o macaco”.

Para que a população não tenha mais dúvidas, a prefeitura coloca a disposição o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói está à disposição diariamente, inclusive nos finais de semana, das 8h às 17h, no telefone 2625-8441.

< Homenagem a Aracy de Almeida Tropas federais poderão atuar nas eleições do Rio <